sábado, 17 de março de 2012

Buzz... bordões ou vírus? As frases que viraram fenômeno na internet e no cotidiano das pessoas também é uma lição de comunicação.

A utilização de algumas das plataformas de mídias sociais, como Orkut, Facebook e Twitter, acabam se tornando o epicentro da comunicação e do marketing através de um modelo que descreve as motivações básicas que leva alguém a optar por uma situação informacional ou mesmo pela apreciação de uma marca. Claro que essas plataformas de comunicação têm algumas falhas, o que o torna contra-indicado para ser aplicado isoladamente em um departamento comercial. No entanto, seu conceito continua sendo fundamental para visualizar a espinha dorsal do marketing, da propaganda e do comportamento do consumidor. Despertando a curiosidade você com certeza já sabe ou deve estar querendo saber "Quem é a Luiza que foi pro Canadá". A frase original, "Menos a Luiza que está no Canadá" ou diversas variantes se espalharam na internet virando um bordão, assim como a letra da música de Michel Teló: “Ai se eu te pego”, um meme que teve adesão de muitos, mas muitos usuários. Só na terceira semana de janeiro deste ano foram mais de 145 mil tweets citando Luiza. A frase é de um comercial de televisão veiculado em João Pessoa (PB). A propaganda fala sobre o lançamento de um prédio residencial, estrelado por Gerardo Rabello, um colunista Social, conhecido naquele Estado, como uma celebridade local. Durante a peça publicitária ele fala sobre o empreendimento e ressalta que o sucesso é tão grande que ele convidou toda a família para falar sobre o sucesso do prédio e emenda: "Menos Luiza, que está no Canadá". Luiza a filha de Gerardo, uma adolescente de 17 anos e que nesta época estava realizando intercâmbio cultural no Canadá. A primeira veiculação do comercial aconteceu numa quarta-feira (11/01) e em menos de 24 horas o assunto ficou entre os 10 mais comentados do Twitter em todo o país com a hashtag #LuizaEstanoCanada, além de inúmeras montagens que foram veiculadas no Facebook e no Youtube. Até artistas consagrados entraram na brincadeira. Foi o caso do cantor Lenine, que em show feito em João Pessoa em 13 de janeiro, agradeceu a presença de todos os presentes, menos de Luíza que estava no Canadá. “Que maravilha, está todo mundo aqui rapaz, só não está a Luíza que está lá no Canadá”. Várias empresas de renome atuantes na internet se utilizou da frase para promover seus produtos. "A Luiza está no Canadá, mas se você prefere ir para a Europa, com o nosso promocode 106681 você ganha 15% de desconto para voar até 15/04!", diz o tweet da Tam. Em entrevista ao G1 (Portal Globo de televisão), Gerardo Rabello falou sobre a repercussão do vídeo. “Isto é uma avalanche, a família se reuniu e achou melhor antecipar a volta dela para o Brasil. Porém, não se imaginava que um simples comercial pudesse ter toda esta repercussão. Só queremos ficar do lado dela”. Algumas pessoas especulam que a frase tenha sido colocada no vídeo justamente com a função de ser viralizada. Gerardo alega que por conta de ser uma família conhecida, o público perceberia a falta da filha. Independente da razão, a frase virou um meme surpreendente. Etimologicamente, um meme é considerado uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma autopropagar-se. Oriunda dos Gregos “mimeme”, significa imitação ou representação e podem ser ideias ou partes de ideias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autônoma. O estudo dos modelos evolutivos da transferência de informação é conhecido como memética. Quando usado num contexto coloquial e não especializado, o termo meme pode significar apenas a transmissão de informação de uma mente para outra. Este uso aproxima o termo da analogia da "linguagem como vírus", afastando-o do propósito original de Dawkins , que procurava definir os memes como replicadores de comportamentos, formadores de cultura e valores. Ainda que tal possa surpreender alguns defensores da memética, conceitos similares ao de meme antecedem em muito a proposta de Dawkins. Tanto Platão quanto Aristóteles viam, na mimesi, a representação da natureza. Contudo, para Platão toda a criação era uma imitação, até mesmo a criação do mundo era uma imitação da natureza verdadeira (o mundo das idéias). Sendo assim, a representação artística do mundo físico seria uma imitação de segunda mão. Desta forma, não existe uma fórmula do meme perfeito, porém, podem conter a ação pode conter um toque de humor, ser engraçado é um requisito básico ou mesmo,ter sorte, e proporcionar status, após ser descoberto entre milhões de links. Trocando em miúdos, caiu na rede é peixe.

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